A campanha “Charcos com Vida” foi iniciada em 2010 e visa incentivar a inventariação, adoção, construção e manutenção de charcos e pequenas massas de água para o desenvolvimento de atividades de exploração científica e pedagógica e de observação da biodiversidade, bem como contribuir para a sensibilização sobre a importância destes habitats e da sua conservação.
Após uma primeira fase de organização a cargo do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), atualmente a coordenação e desenvolvimento do projeto é da responsabilidade do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), uma instituição de excelência de investigação científica e de formação avançada da Universidade do Porto, que apresenta como uma das suas missões a promoção da cultura científica junto da população e a divulgação ambiental ligada à biodiversidade aquática.
José Teixeira é doutorado em Biologia, pela Universidade do Porto, focando-se no estudo da biogeografia, evolução e conservação de répteis e anfíbios. É responsável pela organização e desenvolvimento de diversas exposições, e pela coordenação de projetos de educação ambiental e de conservação da biodiversidade. Pertence à lista de autores do Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e do Guia Fapas dos Anfíbios e Répteis de Portugal. Atualmente é Coordenador do Gabinete de Comunicação de Ciência do CIIMAR (UP) onde é responsável por diversos projetos, nomeadamente o Projeto Charcos com Vida e PONDERFUL.
Marisa Naia é mestre em Biodiversidade, Genética e Evolução, pela Universidade do Porto, focando-se no estudo de espécies aquáticas e zonas húmidas. Tem desenvolvido diversos trabalhos no âmbito da educação ambiental e comunicação de ciência através do desenvolvimento e implementação de atividades nas escolas e com a população. Atualmente trabalha no projeto europeu PONDERFUL sobre a importância dos charcos para a biodiversidade, fornecimento de serviços de ecossistema e mitigação das alterações climáticas, e é responsável pela execução do projeto Charcos com Vida.
Thais Coppen é licenciada em Biologia pela Universidade do Porto e realizou o seu estágio curricular no projeto Charcos com Vida , onde estudou a biodiversidade das massas de água dos jardins do concelho do Porto. Atualmente está contratada no âmbito do projeto MoRe Porto, onde é responsável pela identificação da biodiversidade aquática de todas as massas de água da cidade do Porto.
Francisco Pereira é licenciado em Biologia pela Universidade do Porto e realizou o seu estágio curricular no projeto Charcos com Vida, onde caracterizou e inventariou as massas de água das zonas verdes de Vila Nova de Gaia. Atualmente está contratado no âmbito do projeto MoRe Porto, que tem como objetivo a monitorização e restauro da biodiversidade das zonas húmidas da cidade do Porto.
Gonçalo Lima é estudante de licenciatura em Ciências do Meio Aquático, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Atualmente é voluntário no projeto Charcos com Vida e participa em ações de educação ambiental e de construção e restauro de zonas húmidas.
Marisa Naia
Thais Coppen
Francisco Pereira
Gonçalo Lima
Ana Ferreira (2014 – 2017)
Jael Palhas (2011 – 2014)
Armando Alves (2011 – 2015)
Vera Ventura (2011-2012)
Ségolène Sauret (2011)
Alda Teixeira (2011)