A construção de charcos em escolas tem elevados benefícios na aprendizagem dos alunos. Para além de contribuir para a conservação da biodiversidade aquática, a criação deste novo habitat funcionará como laboratório vivo para o desenvolvimento de visitas de estudo e diversas atividades. Poderá ser explorado em diversas disciplinas, desde as ciências, à literatura e à arte, sendo um objeto de estudo transdisciplinar. A construção do charco por parte dos alunos, cria um sentimento de pertença que incentivará à preservação deste novo ecossistema, bem como à ligação direta com a natureza.
Os charcos requerem alguma manutenção, seja na remoção de matéria orgânica em excesso, no controlo da vegetação, ou mesmo remoção de a espécies invasoras. Assim, garantimos o acompanhamento da evolução dos charcos construídos, através de aconselhamento na sua gestão ou acompanhamento presencial juntamente com os alunos.
As ações de exploração da biodiversidade dos charcos, permitem aos alunos conhecer as espécies que habitam no charco da escola, desmistificando a ideia que estes habitats são apenas locais de reprodução de mosquitos. A análise da biodiversidade tanto macro como microscópica permite explorar os animais e as plantas e muitas curiosidades sobre aquelas espécies.
Na impossibilidade de construir um charco na escola, uma visita de estudo a uma massa de água próxima à escola permitirá o contacto dos alunos com a natureza. Através do preenchimento de uma ficha de caracterização do charco, os alunos irão perceber o funcionamento de uma massa de água, bem como adquirir conhecimentos sobre as espécies que ali habitam e potenciais ameaças nele presentes.
Realizamos palestras e conferências onde damos a conhecer a importância dos charcos e da sua biodiversidade, bem como das ameaças que eles atravessam. Para além disso, fazemos palestras sobre como construir e manter um charco e sobre o trabalho do projeto. Por último, realizamos comunicações no âmbito de alguns dos nossos projetos mais específicos, por exemplo o potencial dos charcos como uma solução baseada na natureza, e casos de sucesso para a preservação da biodiversidade.